sábado, 8 de julho de 2017

Materiais paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos

Toda matéria exibe propriedades magnéticas quando submetida a um campo magnético externo. Até mesmo substâncias como cobre e alumínio, que normalmente são livres de propriedades magnéticas, são afetadas pela presença de um campo magnético produzido por qualquer pólo de um imã de barra, o que as diferencia é a intensidade.  
As substâncias ferromagnéticas são fortemente atraídas pelos ímãs. Já as substâncias paramagnéticas e diamagnéticas são, na maioria das vezes, denominadas de substâncias não magnéticas, pois seus efeitos (atração ou repulsão) são muito pequenos quando estão sobre a influência de um campo magnético.
Os materiais Ferromagnéticos: As substâncias que compõem esse grupo apresentam características bem diferentes dos materiais paramagnéticos e diamagnéticos. Esses materiais imantam-se fortemente se colocados na presença de um campo magnético. É possível verificar, experimentalmente, que a presença de um material ferromagnético altera fortemente o valor da intensidade do campo magnético. São substâncias ferromagnéticas somente o Ferro, o cobalto, o níquel e as ligas que são formadas por essas substâncias. Os materiais ferromagnéticos são muito utilizados quando se deseja obter campos magnéticos de altas intensidades.

Figura 1: Ferro

Fonte: https://www.pensamentoverde.com.br/reciclagem/descubra-como-e-realizada-reciclagem-de-ferro/

Figura 2 : Cobalto
Fonte: https://www.sermap.com.br/img/ecommerce/produtos/41712_1.JPG

Figura 3: Níquel

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Nickel
Os materiais paramagnéticos: São materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, na presença de um campo magnético, alinham-se, fazendo surgir um imã temporário este que tem a capacidade  de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. São fracamente atraídos pelos imãs. Exemplo de materiais paramagnéticos: 

Figura 4: Alumínio
Fonte: https://www.bronmetal.com/producto/extruidos/43

Figura 5: Magnésio

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magn%C3%A9sio

Figura 6: Sulfato de Cobre

Fonte: http://quoteimg.com/pentahidrato-del-sulfato-de-cobre-reactivos-alta-pureza/

Os materiais diamagnéticos: São materiais que, se colocados na presença de um campo magnético, tem seus imãs elementares no sentido contrário do campo magnético aplicado. Assim, estabelece um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São exemplos de materiais diamagnéticos:
Figura 7: Bismuto

Fonte: http://www.muycurioso.net/articulo/curiosidades/cristales-de-bismuto.html

Figura 8: Cobre

Fonte: https://www.bronmetal.com/producto/barra/25

Figura 9: Chumbo

Fonte: http://www.macucoesportes.com.br/municoes-1/chumbo-de-caca-n-1-261.html

Uma boa maneira de saber se o material é diamagnético ou ferromagnético é verificar se restam elétrons na camada de valência sem fazer ligação. Sendo necessários os conceitos de geometria molecular, hibridização e da tabela periódica.

Referências:
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/materiais-paramagneticos-diamagneticos-ferromagneticos.htm
https://www.youtube.com/watch?v=QvIBihVB7H0
http://coral.ufsm.br/cograca/graca9_1.pdf
http://dicasquimica.blogspot.com.br/2010/08/materias-paramagneticos-diamagneticos-e.html
http://magnetismonaweb.blogspot.com.br/2012/11/magnetismo-em-materiais-paramagnetismo.html

Postado por Luma Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário